Criar conteúdo nas redes sociais é uma atividade que tem motivado muita gente. No Brasil, o número de creators pode variar de 500 mil até 9 milhões. Pesquisas apontam ainda que o número de pessoas que vivem de conteúdo nas redes sociais cresceu de 74,7%, em 2022, para 81,4% em 2023.
E muitas dessas pessoas sonham em crescer seus projetos de uma forma rápida e fácil – ganhando mais seguidores e engajamento.
Embora o crescimento rápido nas redes tenha vantagens e desvantagens, como qualquer outra coisa, é comum que os criadores de conteúdo foquem somente nos pontos positivos e se esqueçam de alguns cuidados importantes ao avançar nesse ambiente virtual.
Neste texto, vamos falar sobre a importância de ter uma responsabilidade sobre a sua audiência, alguns desconfortos que podem aparecer neste caminho e como aproveitar essa jornada sem pirar no processo.
Espero que você encontre uma forma de criar conteúdo de uma forma autêntica, respeitando a sua saúde mental e, o mais importante, aproveitando a sua experiência de crescimento nas redes sociais com muita consciência 🙂
Redes sociais: as vantagens e desvantagens de crescer no mundo digital
As redes sociais (e as demais tecnologias digitais) fazem cada vez mais parte da nossa rotina e se tornaram um espaço quase infinito de busca de referências e inspiração.
Para quem cria conteúdo nas redes sociais, esse pode ser um ambiente relativamente democrático, já que é possível expor seu trabalho sem depender de grandes veículos da mídia tradicional ou de investimento em publicidade.
É por isso que muita gente enxerga a possibilidade de se tornar reconhecido por esse trabalho de forma muito rápida – seja ganhando um grande número de seguidores, “viralizando” ou conquistando um alto poder de engajamento da noite para o dia.
E como em qualquer jornada, esse crescimento rápido pode gerar alegrias e conquistas, mas também algumas frustrações e probleminhas que você não tinha que lidar antes de tudo isso.
Não preciso nem elencar todos os pontos positivos de crescer rápido no ambiente digital: ter uma comunidade que acompanha seu trabalho, que te dá atenção e confia em você como especialista naquele assunto, além de saber que você é ouvido e lido por quem está interessado em suas criações.
Mas crescer no mundo digital também traz algumas desvantagens, como a pressão para produzir cada vez mais. Em 2021, por exemplo, uma pesquisa da ConvertKit apontou que 63% dos criadores de conteúdo que trabalham em tempo integral nas redes sociais tiveram burnout, que tem como sintomas a exaustão extrema, o estresse e o esgotamento físico.
Em um contexto em que existem cada vez mais produtores de conteúdo, aumentam também a disputa pela atenção do usuário, a comparação com outros creators e a sensação de estar refém do algoritmo – o que pode fazer muitas pessoas se esquecerem de respeitar seu próprio ritmo.
Olhando para tudo isso, separei alguns cuidados importantes para pessoas que querem crescer rápido nas redes sociais. São conselhos que eu mesmo gostaria de ter escutado no início, quando meu canal começou a crescer (o que aconteceu de uma forma relativamente rápida, me obrigando a lidar com alguns desafios). Continue a leitura para saber mais 😊
Cuidado 1: números, métricas e pessoas
O primeiro cuidado tem a ver com a percepção sobre os números das redes sociais: quantidade de seguidores, de likes, assinaturas de newsletters e outras métricas. Mesmo crescendo muito rápido, a tendência é que a gente se acostume com esse número e queira conquistar cada vez mais.
A mesma coisa acontece com dinheiro: se você tem um salário de R$ 5 mil e, de repente, passa a ganhar R$ 8 mil, é claro que em um primeiro momento você fica feliz. Mas em pouco tempo é possível que você se adapte àquela quantia e se sinta insatisfeito até dar o próximo passo.
Essa noção é super importante, não só por criar um ciclo de infelicidade, mas também porque podemos cair na cilada de subestimar o que já conquistamos.
Quando crescemos rápido na internet, focamos em ganhar cada vez mais seguidores e bater novas metas, o que pode nos fazer perder a referência de que, por exemplo, 500 pessoas significam gente para caramba – é um número expressivo de pessoas querendo se conectar com você e suas ideias.
O mais importante aqui é não perder essa percepção: os números não são números, são, de fato, pessoas. Botar isso em perspectiva de tempos em tempos pode ajudar muito nesse processo de crescimento saudável.
Aliás, se você é uma pessoa que vê métricas como “certificado de um trabalho bom” e só se conecta com quem tem uma audiência grande, considere reajustar o seu critério de avaliação.
Além disso, não deixe de colocar em perspectiva a responsabilidade que você deve ter com a sua audiência, assim como alguns possíveis problemas que surgem diante de um crescimento nas redes sociais.
Cuidado 2: você vai errar em público (e está tudo bem)
O segundo cuidado pode parecer banal, mas ele é um dos mais importantes quando pensamos em crescimento nas redes sociais: quem cria conteúdo vai errar e ser criticado publicamente.
Essa constatação, que revela um certo amadurecimento, é importante para que a gente possa lidar bem com as críticas que aparecem nesse caminho, principalmente aquelas que mesmo sem esse objetivo tão claro podem afetar ou até destruir a nossa saúde mental.
Quando isso acontecer, é importante refletir por que aquela crítica te fez mal e a motivação da pessoa que fez aquele comentário. Ter essa compreensão pode ajudar a analisar o que está rolando e até diminuir o impacto das críticas.
É legal ter em mente que, mesmo que apareçam 100 comentários bons, uma única crítica pode ter o poder de afetar sua autoestima ou autoconfiança. E lembre-se: quem cria conteúdo para a Internet em uma projeção menor, terá um alcance menor, mas o volume de críticas também tende a ser mais baixo.
Muitas pessoas querem crescer rápido, mas não têm consciência de como é “errar em público” diante de muita gente. Por isso, não subestime o valor de ir aprendendo a lidar melhor com esse tipo de retorno negativo antes de crescer.
Aproveite esse momento no qual você ainda está crescendo para se conectar com as pessoas em um ritmo mais saudável e ganhar jogo de cintura diante dessas possíveis situações.
E nem preciso dizer, mas não se trata de ignorar todas as opiniões-não-tão-legais sobre o seu trabalho. Também existem críticas construtivas, que ajudam a rever sua criação e recalcular a rota, quando necessário.
No vídeo abaixo, eu trouxe algumas reflexões sobre a criação de conteúdo nas redes e como se respeitar nesse processo:
Cuidado 3: o seu caminho é só seu (lembre-se disso)
O terceiro cuidado tem a ver com construir um projeto ou uma presença online alinhados à sua personalidade ou ao seu projeto de vida. Aqui, vale pensar se a construção do seu projeto não é apenas uma réplica do “sucesso” de outra pessoa.
Nem sempre se adequar a uma receita pronta de “sucesso” é feito com má intenção. É normal que a gente se sinta perdido quando estamos começando um novo caminho, como a exposição e a busca pelo crescimento nas redes sociais.
Nesses momentos, é ótimo ter contato com referências que compartilham o que funcionou para alcançar algum tipo de sucesso. O problema é que, para evitar todo e qualquer risco, alguns criadores de conteúdo seguem essas soluções à risca, como se fosse um caminho universalmente seguro.
É claro que você pode se inspirar em outras pessoas durante a sua jornada de criação e crescimento nas redes sociais. Mas é sempre bom avaliar esses caminhos com autonomia, sempre considerando seu contexto e ponderando se fazem sentido com o seu projeto de vida.
Não existe um caminho único para crescer pela internet, existem jeitos diferentes que se adaptam (ou não) ao seu contexto. Por isso, desapegue da ideia de que existe uma fórmula pronta 🙂
O que você aprendeu até aqui?
O crescimento rápido nas redes sociais apresenta vantagens e desvantagens, como qualquer outra coisa. Neste texto, expliquei alguns cuidados para quem busca crescer seu projeto rapidamente.
A primeira reflexão leva em conta que os números de seguidores e métricas não são apenas números, mas representam pessoas reais. Essa compreensão mostra a importância de valorizar e interagir com sua audiência de forma significativa.
Além disso, é interessante ter em mente que, ao produzir conteúdo para a Internet, você vai errar e receber retornos negativos publicamente. Esteja preparado para enfrentar críticas públicas, mas não deixe de considerar os retornos construtivos para o seu processo de criação.
O terceiro cuidado é um lembrete: construa uma presença online autêntica e alinhada com seus valores e objetivos pessoais. Cada jornada nas redes sociais é única, e encontrar seu próprio caminho é fundamental para um crescimento sustentável e gratificante.
Como vimos, ser um criador de conteúdo e crescer de uma hora para a outra nas redes sociais pode ser desgastante se você não moldar (e aproveitar) essa jornada de forma consciente e alinhada com o seu contexto.
Aprenda como monetizar o seu projeto pessoal mesmo sem milhões de followers